ALUNOS DA ESA SÃO TRI-CAMPEÕES MUNDIAIS DE ROBÓTICA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ESA_Robots_RoboCup2012

A equipa ESA ROBOTS da Escola Secundária de Amares, conquistou pela terceira vez consecutiva, o título de Campeã Mundial de Robótica, no RoboCup 2012, que este ano decorreu na Cidade do México, entre 19 e 24 de junho.

Durante a sua participação os alunos venceram todas as provas que disputaram na sua liga. Na prova individual os alunos apresentaram robôs que construíram e programaram, inspirados pelo tema dos Jogos Olímpicos.

Entre os robôs que construíram está uma réplica da mascote dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que captou o interesse dos fotógrafos e participantes do evento. Estas “máquinas” têm na sua constituição sensores e servomotores que foram programados para, de forma autónoma, interagirem com os alunos durante a sua apresentação.

Na prova das Super-Equipas, uma prova lançada durante o RoboCup 2012, os alunos de Amares trabalharam em conjunto com alunos de Macau (China) e do México, tendo preparado os seus robôs para uma nova apresentação em apenas 24 horas. Para vencer esta prova foi determinante a experiência acumulada em participações anteriores. Esta equipa já tinha conquistado dois títulos mundiais de robótica em Singapura, em 2010 e na Turquia em 2011.

 

O grupo de Amares é constituído essencialmente por alunos que frequentam os cursos profissionais da área da Informática (Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Programação de Sistemas Informáticos) e foi orientado pelos professores Rui Baptista e Luís Bernardino.

Para o desenvolvimento do projeto de robótica da Escola Secundária de Amares tem sido fundamental o apoio dado por toda a comunidade escolar e entidades exteriores à escola: o Ministério da Educação, a Agência Nacional Ciência Viva, a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Amares, Associação Hands-on Science Network e a AECT – Associação para a Educação em Ciência e Tecnologia.

Vinte e uma equipas portuguesas participaram no RoboCup 2012 e estiveram em grande destaque: seis em competições designadas Major, destinadas a grupos universitários, e quinze em competições Junior, que envolvem alunos dos ensinos secundário e básico. No futebol robótico a equipa da Escola Profissional Cenatex também se sagrou campeã mundial pela terceira vez consecutiva. No escalão primário esteve em destaque o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, ao arrecadar alguns prémios.

O RoboCup é o maior evento mundial de robótica, organizado pela RoboCup Federation. Realizou-se este ano no México e juntou cerca de 3000 participantes oriundos de mais de 30 países, com idades a partir dos 8 anos de idade, que participam num conjunto vasto de competições de Robótica destinadas a divulgar os resultados mais recentes da investigação científica em áreas relacionadas com a Robótica, promovendo também o interesse pela Ciência e Tecnologia e o gosto pelo saber.


IMG_8099

COMUNICADO DE IMPRENSA


 

Critérios de Avaliação

Oferta Formativa

Calendário

<<  Agosto 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Imagens

No images