No âmbito do Clube Europeu, em parceria com a disciplina de Geografia, as turmas C e F, do 11º ano, da Escola Secundária de Amares, participaram numa visita à cidade de Lisboa, durante os dias 6 e 7 de janeiro de 2020.

              Os alunos assistiram a uma palestra sobre o processo de formação e evolução da União Europeia e, ainda os consciencializar da importância das suas instituições. De seguida, alguns alunos participaram no Concurso Euroescola, Portugal europeu 2019/2020. A Escola Secundária de Amares fez parte do grupo de 21 estabelecimentos escolares do ensino secundário e profissional, provenientes de todo o país – 450 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos – que, de 07 de outubro de 2019 a 15 de janeiro de 2020, participaram nesta iniciativa.

Ao longo da visita foram desenvolvidas outras atividades, nomeadamente a realização de um Peddy Paper na Baixa Pombalina e a audição de uma palestra, no Porto de Leixões, uma vez que foram abordadas temáticas que se  integram nos programa da disciplina de geografia, em articulação com o plano de estudos do aluno do ensino secundário, constituindo uma situação e oportunidade de novas aprendizagens.

Esta atividade mostrou-se uma experiência extremamente positiva,  uma vez que os alunos saíram enriquecidos, tanto a nível da participação cívica como de socialização.